quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mistérios



- Talvez eu tenha sido uma covarde...

E apesar da hesitação lançou-se para a liberdade.

Ninguém jamais explicou ou soube entender o motivo pelo qual aquela jovem existiu ou morreu. Nem sequer aquelas velhas da vizinhança entenderam o que aconteceu, a moça tinha boa aparência, condições financeiras e não estava infeliz, então não havia motivos para o suicídio e se tinha morrido como possível sentir sua presença, suas risadas ecoando quando davam jantares acompanhados de vinho?

Maria Catarina, velha e flácida, afirmava categórica que aquela morte era obra do demônio e preferia viver calmamente (e inutilmente) até que a morte viesse calma e lhe puxasse pelos cabelos porque tirar a própria vida não é um direito que Deus deu ao ser humano. Como aquela garota foi abusada em exigir data para seu próprio fim, que grande besteira querer controlar as mãos do criador.

Mas aquela menina entregou-se ao fim inevitável.

Uma pessoa entendeu o acontecido. Não foram os médicos, que afirmavam não entender o motivo da morte súbita. O ser que entendeu estava estático, sem respeitar, sem batimentos cardíacos e sem palavras. Mas a ela que importavam palavras? Palavras pertenciam a pessoas sem seu nível de profundidade.

O pensamento nos tornou escravos dos nossos próprios sistemas. A instituição nos fez adorar cordeiro de ouro e imagens com asas de uma liberdade e um poder que nunca tivemos neste sistema. A razão destruiu o amor e o tornou capitalista.

Andréia dormiu desperta.

Devia haver um motivo para sua entrega, mas há coisas que o destino não escreve, e entre elas é o futuro das pessoas que gostam de viver e constroem suas próprias vidas, porque o destino só domina quem não consegue reagir a si mesmo e construir seus próprios sonhos.

Foi encontrado o diário de Andréia. A seguir estão descritos seus grandes segredos, para que nos seja dado entender suas verdades.

Vai se foder, caro leitor, procure descobrir por si mesmo!

Um comentário:

Unknown disse...

Há um quê machadiano aqui,não é?Parabéns,belo conto!Edgar Alan Poe,contista e teórico,disse que o conto foi feito pra ser lido numa sentada só!Tem que prender o fôlego de quem lê!teus contos têm esse poder,gostei muito!